Logomarca em contornos

ER

Estruturas Residenciais

As Estruturas Residenciais constituem uma forma de Resposta Social da CERCIFAF, destinada ao acolhimento/colocação da pessoa com deficiência ou multideficiência, em situação de risco/exclusão social, sob a forma de alojamento coletivo, de carácter temporário ou permanente, de pessoas que se encontrem impedidas de residir no seu meio familiar.

A Resposta Social

Um Lar Residencial com a estrutura de 4 apartamentos e capacidade para 20 clientes de ambos os sexos.

Image
Image

Um Lar de Apoio constituída por 2 apartamentos (T3) integrados no centro da cidade de Fafe, dando resposta a 8 clientes do sexo masculino;

Serviço de Apoio à Vida Independente, composto por vários apartamentos integrados na cidade de Fafe. Presta apoio ao nível da saúde, da cidadania e gestão financeira, a 15 jovens com bons níveis de autonomia e de integração tanto em termos sociais como profissionais.

Image

As Estruturas Residenciais são exemplo de sucesso na Inclusão e na Integração Social dos clientes, apresentando uma crescente melhoria ao nível da Autonomia e sobretudo da Qualidade de Vida.

Informações Gerais

Objetivos

Acolher, temporária (com carácter pré-definido ou imprevisto e urgente) ou permanentemente, a pessoa com deficiência intelectual ou multideficiência.
Privilegiar a interação com a família e com a comunidade, no sentido da integração social dos clientes.
Proporcionar e assegurar um apoio biopsicossocial (médico, psicológico, social, ocupacional e lúdico) efetivo, conforme as necessidades individuais, interesses e aptidões.
Promover condições de bem-estar e qualidade de vida, respeitando a sua independência, individualidade e privacidade;
Desenvolver e assegurar a autonomia de cada cliente.
Facilitar a integração em outras estruturas, serviços ou estabelecimentos mais adequados ao projeto de vida dos residentes.
Promover estratégias de reforço da autoestima pessoal e da capacidade para a organização das atividades de vida diária.
Promover ou manter a funcionalidade e a autonomia do residente.

A quem se destina

São destinatários das Estruturas Residenciais as pessoas com deficiência e incapacidade, em situação de emergência, devidamente justificada, e quando se encontrem esgotadas as possibilidades de encaminhamento para outras respostas sociais mais adequadas.

O Lar de Apoio e o Serviço de Apoio à Vida Independente na Cidade destina-se a pessoas com deficiência e incapacidade, de idade igual ou superior a 18 anos, que mediante apoio, possuem capacidade de viver de forma autónoma.

O lar residencial destina-se a pessoas com deficiência e incapacidade, de idade igual ou superior a 16 anos:

a) Que frequentem estabelecimentos de ensino, de formação profissional ou se encontrem enquadrados em programas ou projetos, em localidades fora da sua área de residência;

b) Cujos familiares não os possam acolher;

c) Que se encontrem em situação de isolamento e sem retaguarda familiar; 

d) Cuja família necessite de apoio, designadamente em caso de doença ou necessidade de descanso.

Pode, ainda, admitir temporariamente e com carácter de exceção, pessoas com idade inferior a 16 anos, em situação emergência, devidamente justificada, e quando se encontrem esgotadas as possibilidades de encaminhamento para outras respostas sociais mais adequadas.

O Lar de Apoio/ Residência Autónoma destina-se a pessoas com deficiência e incapacidade, de idade igual ou superior a 18 anos que, mediante apoio, possuem capacidade de viver de forma autónoma.

Serviços

a) Alojamento;

b) Alimentação adequada às necessidades dos residentes, respeitando as prescrições médicas;

c) Apoio nos cuidados de higiene pessoal;

d) Apoio no desempenho das atividades de vida diária;

e) Tratamento de roupa;

f) Apoio no cumprimento de planos individuais de medicação e no planeamento e acompanhamento regular de consultas médicas e outros cuidados de saúde.

Gráfico decorativo

Atividades

Desportivas;

Animação Sociocultural;

Lúdico-Recreativas.

Gráfico decorativo

Outros Serviços

Fisioterapia

Hidroterapia

Hipoterapia

Cuidados de imagem

Transporte

Gráfico decorativo
Equipa Técnica

Diretor/a Técnico/a

Psicólogo/a

Técnico/a de Serviço Social

Fisioterapeuta

Ajudantes de Ação Direta

Auxiliares de Serviços Gerais

Médico Clínica Geral

Médico Psiquiatra

Enfermeiro/a Voluntário/a

Image