ER
Estruturas Residenciais
As Estruturas Residenciais constituem uma forma de Resposta Social da CERCIFAF, destinada ao acolhimento/colocação da pessoa com deficiência ou multideficiência, em situação de risco/exclusão social, sob a forma de alojamento coletivo, de carácter temporário ou permanente, de pessoas que se encontrem impedidas de residir no seu meio familiar.
Um Lar Residencial com a estrutura de 4 apartamentos e capacidade para 20 clientes de ambos os sexos.
Um Lar de Apoio constituída por 2 apartamentos (T3) integrados no centro da cidade de Fafe, dando resposta a 8 clientes do sexo masculino;
Serviço de Apoio à Vida Independente, composto por vários apartamentos integrados na cidade de Fafe. Presta apoio ao nível da saúde, da cidadania e gestão financeira, a 15 jovens com bons níveis de autonomia e de integração tanto em termos sociais como profissionais.
As Estruturas Residenciais são exemplo de sucesso na Inclusão e na Integração Social dos clientes, apresentando uma crescente melhoria ao nível da Autonomia e sobretudo da Qualidade de Vida.
Objetivos
A quem se destina
São destinatários das Estruturas Residenciais as pessoas com deficiência e incapacidade, em situação de emergência, devidamente justificada, e quando se encontrem esgotadas as possibilidades de encaminhamento para outras respostas sociais mais adequadas.
O Lar de Apoio e o Serviço de Apoio à Vida Independente na Cidade destina-se a pessoas com deficiência e incapacidade, de idade igual ou superior a 18 anos, que mediante apoio, possuem capacidade de viver de forma autónoma.
O lar residencial destina-se a pessoas com deficiência e incapacidade, de idade igual ou superior a 16 anos:
a) Que frequentem estabelecimentos de ensino, de formação profissional ou se encontrem enquadrados em programas ou projetos, em localidades fora da sua área de residência;
b) Cujos familiares não os possam acolher;
c) Que se encontrem em situação de isolamento e sem retaguarda familiar;
d) Cuja família necessite de apoio, designadamente em caso de doença ou necessidade de descanso.
Pode, ainda, admitir temporariamente e com carácter de exceção, pessoas com idade inferior a 16 anos, em situação emergência, devidamente justificada, e quando se encontrem esgotadas as possibilidades de encaminhamento para outras respostas sociais mais adequadas.
O Lar de Apoio/ Residência Autónoma destina-se a pessoas com deficiência e incapacidade, de idade igual ou superior a 18 anos que, mediante apoio, possuem capacidade de viver de forma autónoma.
Serviços
a) Alojamento;
b) Alimentação adequada às necessidades dos residentes, respeitando as prescrições médicas;
c) Apoio nos cuidados de higiene pessoal;
d) Apoio no desempenho das atividades de vida diária;
e) Tratamento de roupa;
f) Apoio no cumprimento de planos individuais de medicação e no planeamento e acompanhamento regular de consultas médicas e outros cuidados de saúde.
Atividades
Desportivas;
Animação Sociocultural;
Lúdico-Recreativas.
Outros Serviços
Fisioterapia
Hidroterapia
Hipoterapia
Cuidados de imagem
Transporte
Diretor/a Técnico/a
Psicólogo/a
Técnico/a de Serviço Social
Fisioterapeuta
Ajudantes de Ação Direta
Auxiliares de Serviços Gerais
Médico Clínica Geral
Médico Psiquiatra