SIP
Serviço de Intervenção Precoce
A Equipa do Serviço de Intervenção Precoce da CERCIFAF integra a Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI5), que atua nos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto.
A ELI 5, constituída ao abrigo do Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de outubro, integra o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (doravante designado por SNIPI).
Objetivos
A quem se destina
Crianças entre os 0 e os 6 anos e respetivas famílias, que apresentem condições incluídas nos seguintes grupos:
«Alterações nas funções ou estruturas do corpo» que limitam o normal desenvolvimento e a participação nas atividades típicas, tendo em conta os referenciais de desenvolvimento próprios, para a respetiva idade e contexto social;
«Risco grave de atraso de desenvolvimento» pela existência de condições biológicas, psicoafetivas ou ambientais, que implicam uma alta probabilidade de atraso relevante no desenvolvimento da criança.
São elegíveis para acesso ao SNIPI, todas as crianças do 1.º grupo e as crianças do 2.º, que acumulem 4 ou mais fatores de risco biológico e/ou ambiental.
Como Referenciar
Os pedidos de referenciação de crianças para apoio de Intervenção Precoce dos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto devem ser submetidos através do seguinte contacto:
Para ter acesso à ficha de referenciação ou obter mais informações sobre o SNIPI pode consultar as seguintes ligações:
Diretor/a Técnico/a
Psicólogo/a
Terapeuta da Fala
Terapeuta Ocupacional
Psicomotricista
Fisioterapeuta
Técnico/a Superior de Serviço Social