Centro de Recursos para a Inclusão

Preâmbulo
O CRI - Centro de Recursos para a Inclusão é propriedade da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Fafe, CRL, (CERCIFAF), Cooperativa de Solidariedade Social, de utilidade Pública e Sem Fins Lucrativos, integra a Rede Nacional de Centros de Recursos para a Inclusão e está Acreditado pelo Ministério da Educação, nos termos do Aviso nº 22914/2008, publicado no Diário da República, 2.ª série, nº 170, de 3 de setembro.
A CERCIFAF tem como Missão “prestar serviços às pessoas com deficiência e incapacidade e suas famílias, que acrescentem valor, mobilizando uma rede integrada de recursos para satisfação das suas necessidades e expetativas.”
Para a concretizar dispõe de Unidades de Serviços ajustados às expetativas dos cidadãos e outras partes interessadas, nos âmbitos conceptual, metodológico, instrumental e de gestão, bem como dispõe de profissionais qualificados para responderem às necessidades dos diferentes tipos de clientes que nos procuram.
Objetivo Geral
O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da CERCIFAF tem como objetivo apoiar a inclusão das crianças e jovens com deficiência e incapacidade, em parceria cos as estruturas da comunidade, no que se prende com o acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada indivíduo.
prestar apoio a alunos dos 0 (zero) aos 18 anos de idade com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente integrados no Ensino Regular, de acordo com o definido no Decreto-Lei 3/2008, nos estabelecimentos de educação dos Agrupamentos da sua área de abrangência.
O CRI tem como Objetivos Específicos:
- Apoiar a elaboração, a implementação e a monitorização de programas educativos individuais;
- Criar e disseminar materiais de trabalho de apoio às práticas docentes, nos domínios da avaliação e da intervenção;
- Consciencializar a comunidade educativa para a inclusão de pessoas com deficiências e incapacidades;
- Promover a monitorizar processos de transição da escola para a vida pós-escolar de jovens com deficiências e incapacidades;
- Mobilizar as entidades empregadoras e apoiar a integração profissional;
- Promover os níveis de qualificação escolar e profissional, apoiando escolas e os alunos;
- Promover a formação contínua dos docentes;
- Promover ações de apoio à família;
- Promover a participação social e a vida autónoma;
- Conceber e implementar atividades de formação ao longo da vida para jovens com deficiências e incapacidades;
- Apoiar o processo de avaliação das situações de capacidade por referência à Classificação Internacional, de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF);
- Promover acessibilidades.
Público Alvo
Alunos que frequentam a escolaridade obrigatória e que possuem Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente, integrados no Ensino Regular, de acordo com o definido no Decreto-Lei 3/2008, nos estabelecimentos de educação dos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Celorico de Basto e Vieira do Minho.
Áreas de Intervenção
Constituem áreas de intervenção:
- Apoio à avaliação especializada das crianças e jovens com necessidades educativas especiais de caráter permanente;
- Apoio à execução de atividades de enriquecimento curricular, designadamente a realização de programas específicos e prática de desporto adaptado;
- Apoio à elaboração, implementação e acompanhamento de programas educativos individuais;
- Desenvolvimento de respostas educativas no âmbito da educação especial, entre outras, ensino de Braille, de treino visual, de orientação e mobilidade, terapias, acompanhamento psicológico e ensino da língua gestual portuguesa; Desenvolvimento de ações de apoio à família; Produção de materiais com conteúdos de apoio ao currículo com formatos acessíveis;
- Apoios à utilização de materiais adaptados e de tecnologias de apoio.
Atividades
Decorrem da elaboração de um Programa Individual de Transição (PIT) que:
- Consubstancia o projeto de vida do aluno, para uma vida em sociedade com adequada inserção social, familiar ou numa instituição que desenvolva atividades de carácter ocupacional e sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional;
- Perspetiva um processo dinâmico e flexível, para responder a mudanças de valores e de experiências, a curto, médio e longo prazo, com o objetivo de promover a capacitação e a aquisição de competências sociais necessárias á inserção familiar e comunitária;
- Responde a expectativas dos pais sobre o futuro do filho e aos desejos , interesses, aspirações e competências do aluno;
- Define as etapas a percorrer e as ações a desenvolver até á conclusão do percurso educativo, para que o aluno consiga tornar real o seu projeto de vida;
- Envolve o aluno, a família e outros profissionais, nomeadamente das áreas da segurança social e serviços de emprego e formação profissional;
- Responsabiliza todos os profissionais que participam na sua elaboração, bem pais ou encarregados de educação e sempre que possível o próprio aluno.
Equipa Técnica
- Diretor Técnico
- Psicóloga
- Médico
- Terapeutas da Fala
- Terapeutas Ocupacionais
- Fisioterapeutas
- Técnicos de Serviço Social
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Parcerias
- Direção Regional de Educação do Norte
- Agrupamentos de Escolas de Fafe
- Agrupamentos de Escolas Prof. Carlos Teixeira - Fafe
- Agrupamentos de Escolas de Montelongo - Fafe
- Agrupamentos de Escolas de Celorico de Basto
- Agrupamentos de Escolas de Cabeceiras de Basto
- Agrupamentos de Escolas de Mondim de Basto
- Agrupamentos de Escolas Vieira Araújo - Vieira do Minho
Contatos
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Centro de Recursos para a Inclusão da CERCIFAF |
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Coordenador: |
Dr. Luís Roque |
Email: |
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Telefone: |
253 490 834 |
Fax: |
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