Reunião FENACERCI

Durante a tarde do passado dia 22 de Fevereiro teve lugar, nas nossas instalações, uma reunião promovida pela Direcção da FENACERCI, para “debate e tomada de posição sobre a proposta de Reorientação das Escolas Especiais em Centro de Recursos” que contou com a presença de representantes da CERCIGAIA, CERCIGUI, CERCILAMAS, CERCIAZ, CERCIESPINHO, CERCIFEL, CERCIFEIRA e ACIP, associadas que pertencem à região norte.

Da Direcção da FENACERCI compareceram os directores Rogério Cação e Rosa Neto. Esta reunião surge na sequência de um documento estratégico elaborado pela Direcção - Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), o qual se destina a ser “enriquecido com o contributo das organizações” para “reorientar as Escolas Especiais em Centros de Recursos no horizonte temporal 2013”.

Rogério Cação começou por dizer qual a Visão da FENACERCI sobre a Escola Inclusiva “modelo inclusivo assente num quadro organizado em rede e com regras de complementaridade definidas, que integre estruturas públicas e privadas e que no seu conjunto e de forma articulada garanta, de forma inequívoca e tangível, respostas adequadas a todos os casos, num quadro de igualdade e valorização da diferença”, para de seguida explicitar que a Missão da Federação consiste em “promover a criação de igualdade de oportunidades educativas para todas as crianças, jovens e adultos ao nível do percurso escolar e ao longo da vida”. Deu enfoque aos Princípios Orientadores, Condições de Funcionamento e Critérios de Referência que enformam a posição que a Direcção da FENACERCI está a debater em reuniões regionais de norte a sul do país. No decorrer da reunião foram produzidas considerações sobre diversas orientações existentes sobre esta temática e elencadas propostas que poderão constituir excelentes contributos e como tal deverão ser equacionadas aquando da elaboração do documento final apresentar à DGIDC, pela FENACERCI.

Foto

Arquivo ORG

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |