Campanha Pirilampo Mágico 2006

A Campanha Pirilampo Mágico 2006 tem grande importância e significado, na medida em que comemoramos os 20 Anos desta campanha, uma fantástica história de solidariedade que não tem paralelo, na forma, conteúdo e longevidade, a nível de qualquer dos nossos parceiros europeus. 

pirilampo

Nesta 20ª edição da Campanha Pirilampo Mágico, com início no dia seis de Maio e término a vinte e oito do mesmo mês, a FENACERCI e a RDP-Antena1 trabalham, conjuntamente e uma vez mais, com o objectivo de levar à Comunidade esta mensagem de solidariedade com as pessoas com deficiência mental e multideficiência e as organizações que, no terreno, lhes prestam apoio, muitas vezes num quadro de dificuldades que roça a inviabilidade. Acreditamos que este acontecimento, que mobiliza gente de todos os quadrantes da vida artística, política e social e concentra o interesse dos meios de comunicação social, é uma iniciativa de grande visibilidade e impacto público, tendo por isso extrema relevância para a causa das pessoas com deficiência mental.

Mas para que esta iniciativa seja, mais uma vez, um sucesso, vamos precisar de mobilizar todos aqueles que são solidários com esta causa, num dar de mãos que torne bem evidente, que há muita gente que partilha este objectivo de melhorar as condições de vida das pessoas que se defrontam diariamente com as dificuldades que a sua incapacidade lhes acarreta face à ainda incipiente Acessibilidade para Todos na nossa sociedade. Esperamos desse modo, que os portugueses sintam a realidade que representamos e a força do nosso trabalho.

A Campanha Pirilampo Mágico é uma iniciativa de âmbito nacional que envolve mais de 100 organizações sem fins lucrativos e que mobiliza milhares de pessoas, entre familiares, técnicos ou simples cidadãos anónimos, congregando dois objectivos fundamentais:

* A angariação de fundos que minimizem as dificuldades financeiras com que se debatem as organizações que intervêm no domínio do apoio à pessoa com deficiência;

* A sensibilização da comunidade para os problemas com que se confrontam estas pessoas no processo de afirmação dos seus direitos de cidadania.

A obtenção de fundos resultante deste apelo à solidariedade tem vindo a permitir a aquisição de meios didácticos e tecnológicos, a reparação e reconversão de instalações e o desenvolvimento de projectos de valorização pessoal nos utentes das diversas valências, mais valias que de outro modo dificilmente se poderiam alcançar. Acreditamos que este acontecimento, que mobiliza gente de todos os quadrantes da vida artística, política e social e concentra o interesse dos meios de comunicação social, é uma iniciativa de grande visibilidade e impacto público, tendo por isso extrema relevância para a causa das pessoas com deficiência mental. Ainda relativamente à sensibilização, importa referir que a Campanha Pirilampo Mágico constitui um momento privilegiado, que fomenta o debate em torno das dificuldades de acesso à educação, formação, habitação e emprego que se continuam a levantar ao cidadão com deficiência mental. Representa ainda uma iniciativa única e com papel determinante no processo de consciencialização da sociedade de que a integração das pessoas com deficiência mental é um valor a defender, a sua diferença um valor a respeitar e a rentabilização do seu potencial um valor a considerar.

A Campanha Pirilampo Mágico é fundamentalmente uma jornada de solidariedade, entendida como um momento de partilha voluntariamente assumida entre cidadãos que apenas são diferentes na maior ou menor dificuldade que sentem no exercício pleno da cidadania. Para assinalar a data especial, criou-se um hino comemorativo. O tema, com letra de Alexandre Honrado, música e direcção de Zé da Ponte, é interpretado pela Ana Maria Bobone. A conhecida Fadista foi desafiada a cantar um tema que foge um pouco ao seu registo habitual e o resultado é não só surpreendente como uma bela melodia que facilmente conquista o ouvido e sentimentos de quem o ouve.

(extraído do site da FENACERCI: www.fenacerci.pt)

Arquivo ORG

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |