Pirilampo Mágico - Campanha de 2008

Pese o facto de a Campanha do Pirilampo Mágico já existir há 22 anos, tornando-a a mais longa e bem sucedida campanha de Solidariedade em todo o Mundo, a verdade é que muitas pessoas ainda se interrogam e perguntam para quem e para que é o dinheiro que anualmente se entrega às Organizações que promovem esta campanha em todo o território nacional. 

pirilampo

E é bom que as pessoas perguntem e melhor ainda que sejam informadas e esclarecidas, o que se tentará fazer da forma que a seguir se indica. A Campanha do Pirilampo Mágico foi criada, em 1986, com apenas dois objectivos: Um, o de sensibilizar a população portuguesa para os graves problemas que enfrentam as pessoas com deficiências e suas famílias; o outro o de angariar fundos para apoiar as Organizações que lhes prestam serviços. 

A Campanha do Pirilampo Mágico é organizada pela FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, que integra as cinquenta e uma CERCIS existentes em Portugal. Participam ainda nesta campanha outras Organizações não CERCIS mas que promovem fins idênticos. Existe um rigoroso Regulamento da Campanha aprovado pelas associadas da FENACERCI e que todas as organizações autorizadas a participar na campanha terão de, escrupulosamente, cumprir sobre pena de sofrem sanções pecuniárias e outras que vão até à impossibilidade de participarem em campanhas futuras. Geralmente os fundos arrecadados pelas organizações destinam-se a “investimentos de capital” ou seja, o dinheiro arrecadado irá permitir a aquisição de viaturas de transporte, obras de manutenção/ampliação dos edifícios, aquisição de equipamentos mais dispendiosos, novas construções, etc. Considerando o seu enquadramento social, e o tipo de actividades que promovem, estas organizações Sem Fins Lucrativos e na sua maioria de Utilidade Pública, não conseguem gerar receitas que lhes permitam investir permanentemente nas diversas áreas e serviços que possuem. Daí a necessidade de, anualmente, a Campanha do Pirilampo Mágico sair para a rua em busca da solidariedade que os portugueses lhe têm dispensado há mais de vinte anos. A CERCIFAF vendeu, com a excelente e voluntária ajuda de muitas pessoas, dezanove mil e oitocentos pirilampos, quatro mil e novecentos pin’s e cerca de setenta e cinco t-shirts estampadas com o Pirilampo Mágico.

Todas as verbas recebidas serão destinadas para a construção dos dois indispensáveis equipamentos que estamos a construir: um Lar Residencial e um Centro de Actividades Ocupacionais, cujo custo final será de cerca de 1,5 milhões de euros cabendo à CERCIFAF suportar 868.412 mil euros 

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