Intercâmbio Internacional - Espanha

Um grupo constituído por doze jovens, de ambos os sexos, pertencentes às Unidades Centro de Educação e Reabilitação, Centro de Formação e Emprego e Centro de Actividades Ocupacionais, todas da CERCIFAF, acompanhados por três técnicos da Instituição, participaram num intercâmbio sociocultural com a associação AFANIAS – Asociación Pro Personas com Discapacidad Intelectual, com sede em Madrid, Espanha. Este projecto cuja ideia central era a de “CONHECER OS NOSSOS VIZINHOS”, tinha como principal finalidade estabelecer contactos com outras pessoas com deficiência do país vizinho, a fim de conhecer quais os seus interesses e motivações, formas de trabalhar e de ocupar os tempos livres e ainda visitar os principais lugares turísticos, históricos e culturais da capital espanhola e arredores. 

Foto

Para além da visita a locais como o Palácio Real, Catedral de Madrid, Plaza Mayor, Jardim do Retiro (onde se encontra o Palácio de Cristal), os participantes no intercâmbio deslocaram-se a Toledo e Segóvia, duas cidades que fazem parte do Património da Humanidade, onde tiveram a oportunidade de visitar sítios de grande interesse histórico e cultural. A visita ao estádio Santiago Bernabeu e ao museu do Real Madrid, também foram incluídas no programa de visitas preparado pela organização madrilena.

A constituição do grupo de jovens que participou no intercâmbio obedeceu a critérios de igualdade de género pois a associação espanhola também faz atendimento a pessoas de ambos os sexos. Da comitiva espanhola fizeram parte quinze jovens que, durante uma semana, conviveram diariamente com os seus colegas portugueses.
O projecto permitiu, ainda, a obtenção e aquisição de novas competências, como ficar a conhecer hábitos e costumes de um povo tão igual e tão diferente, bem como adquirir e desenvolver o conceito de cidadania europeia, como estratégia para melhorar a auto-confiança e auto-estima que a participação nestas actividades sempre proporcionam. Aos jovens portugueses e espanhóis foi estimulada a participação, a promoção da cidadania e outras realidades que lhes permitiram aumentar a sua tomada de consciência enquanto cidadãos europeus.
O intercâmbio decorreu entre os dias 09 e 16 de Fevereiro de 2009 e foi co-financiado pelo Programa Juventude em Acção, através da Agência Nacional do Programa Juventude em Acção. Este programa tem como objectivo promover o sentido activo de cidadania, solidariedade e tolerância entre os jovens europeus, envolvendo-os na construção do futuro da Europa.

Foto

As actividades em Espanha realizaram-se e concretizaram-se tendo sempre presente as necessidades e interesses dos jovens que foram antecipadamente envolvidos na preparação dos projectos português e espanhol.
Para muitos dos jovens portugueses, o intercâmbio permitiu ainda viajar em meios de transporte que nunca antes tinham utilizado. A viagem de ida e volta foi efectuada em avião, já na capital madrilena utilizaram o metropolitano, novidades para muitos e que geraram situações novas que foram vivenciadas de formas diferentes pelas pessoas que fizeram parte da comitiva.

Foto

Se tudo decorrer normalmente caberá à CERCIFAF receber os jovens e técnicos da AFANIAS no próximo mês de Julho, retribuindo não só o excelente acolhimento que foi proporcionado à comitiva fafense, como ainda servirá para rever as amizades que se estabeleceram e constituirá ainda uma oportunidade para mostrar aos nossos amigos espanhóis as maravilhas naturais e arquitectónicas, bem como a gastronomia e a hospitalidade da gente e da nossa terra e região Norte do país.

Arquivo ORG

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |