Campeonato do Mundo em Atletismo 2005 - Austrália

Decorreu em Camberra (Austrália) durante os dias vinte e seis de Setembro a dois de Outubro, a quinta edição dos Campeonatos do Mundo em atletismo para atletas com deficiência intelectual.

Participaram selecções masculinas e femininas de vinte e um países. Logo no primeiro dia da competição, o atleta do Clube Desportivo CERCIFAF, António Soares, foi medalha de bronze na prova de cinco mil metros. A selecção portuguesa masculina sagrou-se Campeã do Mundo, seguida pela França e a Austrália.

Por sua vez a selecção feminina ficou em segundo lugar, atrás da Polónia e na frente da Austrália. António Soares alcançou ainda um quarto lugar na final da prova de 1500 metros, sétimo na final dos 800 metros e quarto na final da estafeta 4x400 metros.

No total as selecções portuguesas conquistaram seis medalhas de ouro, uma de prata e oito de bronze, o que atesta a qualidade dos atletas portugueses.

A comitiva nacional foi constituída por dezasseis atletas, sendo dez masculinos e seis femininos, para além de cinco técnicos, nos quais se incluía o treinador do Clube Desportivo CERCIFAF, Adriano Costa, técnico responsável pela selecção nacional masculina. De referir o excelente acolhimento da comitiva portuguesa por parte da comunidade lusa radicada na Austrália.

Em Camberra também esteve presente o Embaixador de Portugal na Austrália, Dr. António Jorge Mendes, que manifestou o "enorme orgulho que a comunidade portuguesa sentia por receber tão excelentes atletas que constituíam um exemplo a seguir e um forte motivo de orgulho para os portugueses e para Portugal. "

Arquivo CDC

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |