Encontro de Empresários - 2008 (Intervenção da Empresária)

Intervenção da Empresária
Fernanda Marinho

Exmo Senhor Presidente da Direcção da CERCIFAF
Exmo Senhor Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional
Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Fafe
Caríssima Ex-Formanda da CERCIFAF
Exmos Dirigentes e Colaboradores da CERCIFAF
Senhoras e Senhores Empresários
Minhas Senhoras e meus Senhores

Foi com muita honra que aceitei o convite da CERCIFAF para estar presente nesta cerimónia, e mais ainda pelo facto de me convidarem para dizer algumas palavras em nome dos Empregadores que colaboram com esta Instituição.
Espero estar à altura de mais este desafio, embora sinta que é uma situação bastante arriscada.
Quero começar por felicitar o trabalho da CERCIFAF ao longo dos seus 30 anos de história e dar-lhe os parabéns pela qualidade da sua Obra Social.

Mas quero também enaltecer a forma cuidadosa e séria como desempenha a sua missão

– de formar e empregar as pessoas que têm menos condições para conseguir o emprego;
– de trabalhar em parceria com as empresas e de acompanhar e resolver os problemas e dificuldades que vão surgindo;
– de envolver e implicar todos os agentes nesta tarefa de integração social e profissional das pessoas com mais dificuldades.

É por essa razão que aqui estamos hoje, e penso que os Empresários da nossa região têm demonstrado a sua Responsabilidade Social.
Também é necessário dizer que os empregadores têm sido solidários com o trabalho da CERCIFAF, apoiando favoravelmente a Instituição nos seus projectos e actividades. E com esse apoio sabemos que beneficiam os jovens e adultos e todas as pessoas que deles precisam.

No que me diz directamente respeito, confesso que foi com alguma surpresa que recebi a informação de que a Fernanda Marinho, LDA, mais conhecida por GRANIMARCO - empresa que aqui represento – iria ser distinguida nesta sessão pública, como uma empresa que mantém “boas práticas” na integração de pessoas com deficiência.
Como empresária, sinto-me muito feliz por verificar que a actividade empresarial também é apreciada pelo sector social. E o facto de tantas e tão prestigiadas empresas estarem aqui hoje, para serem distinguidas pela sua colaboração e envolvimento nesta área social, deixa-me ainda mais orgulhosa.
Como certamente sabem, a GRANIMARCO é uma empresa de transformação de granitos e pedra, e nela temos 3 pessoas encaminhadas pela CERCIFAF.
Porque passo menos tempo nesta empresa, tive naturalmente de me inteirar mais de perto sobre as qualidades destes trabalhadores para poder dar o meu testemunho, embora soubesse que estavam bem enquadrados.

E em relação aos funcionários que temos da CERCIFAF, podemos dizer o seguinte:
– O Armando está na GRANIMARCO há sensivelmente 3 anos, o Carlos há 1ano e meio e o Serra há um ano.
– Trata-se de pessoas com uma educação de realçar e boa capacidade de adaptação ao ambiente de trabalho, contribuindo para que exista um ambiente saudável.
– Cumprem com prontidão e eficiência as tarefas que lhes são pedidas, existindo naturalmente algum cuidado na escolha das mesmas.
– São funcionários com bom desempenho profissional e com excelente pontualidade e assiduidade.
– No que respeita ao Armando e ao Carlos, não esquecendo o Serra mas com o qual temos ainda pouca experiência, são pessoas dos quais temos a melhor das opiniões, pois desenvolvem bem os seus trabalhos, evoluem de forma muito satisfatória, demonstrando até interesse por contribuir com ideias para o melhor funcionamento da empresa.
– Da nossa parte, esperamos estar à altura de contribuir para a formação e para o futuro destes nossos colaboradores, e tanto os responsáveis como os seus colegas de trabalho têm ajudado a criar uma boa relação e integração destes colaboradores, tanto a nível social como laboral.

Resta apenas dizer que, depois da primeira experiência com o Armando, ficámos mais abertos e disponíveis para incluir outros jovens da CERCI porque demonstraram que eram capazes.
Por isso, hoje, tanto eu como os meus principais colaboradores, conhecemos melhor as suas capacidades e conhecemos também melhor as suas necessidades. Com o apoio dos técnicos da CERCIFAF não teremos qualquer receio de criar novas oportunidades e de enfrentar os problemas com os quais não sabemos lidar.

E é tudo quanto posso dizer nesta cerimónia tão interessante.

Uma vez mais, e para finalizar, os meus parabéns a todos pelo excelente trabalho e desempenho, e os meus parabéns à CERCIFAF pela brilhante e prestigiada história institucional.

Bem hajam

Arquivo CFE

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |