Europa Direct - Acção de (In)formação

A convite da Direcção, deslocaram-se à CERCIFAF, no passado dia 30 de Maio, os senhores Eng.º Abraão Veloso, responsável pelo Centro de Informação Europe Direct de Entre Douro e Minho, o qual se fez acompanhar pelos senhores Eng.º Aragão e o Sr. Esteves, ambos formadores do Centro de Informação antes referido. O convite foi motivado pela visita que os formandos e técnicos do Centro de Formação e Emprego (CFE) da CERCIFAF irão efectuar ao Parlamento Europeu, em Outubro próximo, proporcionada pelos Eurodeputados do Partido Socialista, Dr.ª Jamila Madeira e Dr. Francisco Assis.

Nesta acção, inserida no Plano de Actividades do CFE, foram visualizados não só materiais informativos, como concretizadas actividades de expressão escrita e plástica sobre o projecto, “Primavera da Europa, eu tu e a União Europeia”, procurando-se desta forma estimular a equipa da formação profissional a promover actividades de carácter pedagógico sobre as questões que fazem parte da agenda europeia. Estando em preparação a elaboração de um manual alusivo à Comunidade Europeia, no âmbito da Rede de Informação EUROPE DIRECT, o qual visa a identificação de boas práticas e disseminação e partilha das mesmas, em termos de informação europeia, esta iniciativa foi oportuna, considerando a falta de conhecimento e até alguma “desconfiança” dos jovens em relação aos assuntos Comunitários. Neste contexto e visando intensificar o debate e a participação dos jovens, sobre a Missão, finalidade e objectivos da Comunidade Europeia, surgiu a iniciativa "Primavera da Europa" destinada a promover conhecimentos sobre a União Europeia e sobre o funcionamento das suas instituições. Pretende ainda estabelecer o diálogo e o debate em torno dos princípios e do futuro da UE, esta acção constituiu-se como uma oportunidade única para que os jovens se encontrem, troquem ideias e partilhem aspirações e preocupações com peritos e líderes políticos da União Europeia.

Os nossos convidados foram recebidos pelos directores da CERCIFAF, Dr.ª Graça Nogueira, Dr. Belarmino Costa e Dr. Luís Roque que, uma vez cumpridas as formalidades da Sessão de Abertura deram início às actividades programadas que decorreram no ginásio da instituição. Profissionais experientes, procuraram interessar e estimular a reflexão e a aprendizagem entre os jovens formandos, dando-lhes a oportunidade de se fazerem ouvir sobre questões que habitualmente não fazem parte do seu quotidiano. Numa primeira abordagem e utilizando algumas fotografias do Parlamento Europeu, foi explicitado o que é, o que faz e como está politicamente representado. De seguida a equipa do Centro Europe Direct, levou os formandos para ateliers montados para o efeito, convidando-os para identificarem, desenharem e pintarem as bandeiras representativa dos Estados Membros. Após esta tarefa foi a vez de todos entoarem o Hino Nacional e ouvir o Hino Europeu. No sentido de melhor compreenderem o funcionamento do Parlamento Europeu, encenou-se a dramatização de uma sessão do plenário, a qual foi realizada com participação dos formadores e dos formandos da Instituição. Durante a refeição, servida no Restaurante Social da CERCIFAF, houve lugar ao convívio, num ambiente de grande interacção entre os nossos convidados e os formandos e técnicos do CFE. Aos visitantes foram oferecidas publicações elaboradas pela nossa Instituição.

No final da acção a satisfação era evidente. Pelo lado dos formandos, foi um dia muito interessante e instrutivo para todos, pois ficaram com uma melhor percepção do que é a União Europeia, seu funcionamento e objectivos. Pelo lado dos formadores, tratou-se de uma experiência diferente, tendo em consideração o público-alvo desta sessão. Naturalmente que não poderíamos terminar este apontamento sem deixar de agradecer ao Centro EUROPE DIRECT, na pessoa do Sr. Eng.º Abraão Veloso, toda a colaboração e disponibilidade que se dignaram conceder-nos. De realçar a competência pedagógica e didáctica dos seus formadores os quais abordaram numa linguagem simples e objectiva, os diversos conteúdos relacionados com esta temática, utilizando estratégias de motivação e envolvimento que foram do agrado de todos os participantes. Da viagem a Bruxelas e ao Parlamento Europeu, daremos notícias lá para Novembro…

Isabel Barreto

Arquivo CFE

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |