Visita de Estudo - Museu da Industria têxtil

No âmbito do Plano de Actividades dos formandos que frequentam o Centro de Formação e Emprego da CERCIFAF, foi organizada uma visita de estudo ao Museu da Indústria Têxtil, localizado em Famalicão.

Foto

Começamos por visualizar um filme sobre a economia e a indústria têxtil no Vale do Ave, bem como tomar conhecimento das maiores fábricas têxteis aqui situadas, algumas das quais são também das maiores existentes no nosso país. De seguida tivemos a oportunidade de ver todo o processo de transformação do algodão em fio e depois a sua transformação em tecido.

Foi interessante comparar o processo artesanal da produção de fios e tecidos com o que actualmente se utiliza, em que a tecnologia ocupa um importante lugar, numa actividade industrial muito desenvolvida e competitiva. Vimos algumas máquinas em funcionamento, como por exemplo, teares e bobinadeiras, que despertaram a curiosidade e o interesse dos participantes. É de referenciar a participação do jovem Pedro Caldas que fez perguntas muito pertinentes que ajudaram a melhor compreender todo o processo de produção. De referir ainda o trabalho do guia do Museu porque sabiamente adequou a linguagem e a tornou perceptível e acessível de forma a cativar os participantes mantendo-os atentos e interventivos.

Arquivo CFE

| Página optimizada para uma resolução de 1360x768 ou superior. | Google Chrome v.22 ou superior. | Webmaster roger@cercifaf.pt |